O Portal dos Quiropraxistas no Brasil

Qua13Dec2017

Seja bem vindo ao Portal dos Quiropraxistas no Brasil

Back Você está aqui: Página Principal Quiropraxistas no Brasil Menu Blogs & Colunas Coluna da coluna - Iury Rocha Perspectivas Históricas em Quiropraxia (Parte IV)

Coluna da coluna - Iury Rocha

Perspectivas Históricas em Quiropraxia (Parte IV)


Dr. Iury Rocha

Após ajustar o primeiro paciente em 1895, Daniel David (D.D.) Palmer formulou assim uma nova roupagem a uma antiga maneira de tratar a coluna. Desenvolver  um curso de Quiropraxia seria apenas uma questão de tempo. De fato, a Palmer School of Chiropractic foi inaugurada em 1897, e entre sua primeira turma de formandos constava o próprio filho de D.D., Bartlett Joshua (B.J.) Palmer.

Após a saída de D.D. Palmer, seu filho soube administrar com muita competência uma escola que crescia exponencialmente. B.J. Palmer era um homem ambicioso e idealista, mas muito radical. Isso lhe valeu muitos inimigos na sua época. Sua esposa, Mabel, se tornou uma das primeiras radiologistas mulheres do período. Infelizmente, sem cuidados apropriados com a irradiação causada pelos raio-x, acabou sucumbindo ao câncer em 1949. Após uma vida de realizações e controvérsias, B.J. Palmer morreu em 1961.

A escola passou então a ser administrada pelo filho de B.J., Daniel David Palmer. Este homem sisudo, equilibrado e ponderado, era um educador por excelência. E foi este o primeiro divisor de águas na história da Quiropraxia. Foi na sua gestão que a Palmer School of Chiropractic obteve reconhecimento, transformando-se mais tarde na Palmer College of Chiropractic, e ganhando status de universidade. Quando Daniel David Palmer morreu em 1978, o curso de Quiropraxia tinha duração de 05 anos com 4,800 horas / aula. A Quiropraxia já havia sido reconhecida nos Estados Unidos, e até em países como a Nova Zelândia, onde foi incorporada ao SUS de lá.

A maioria dos planos de saúde americanos, entretanto, não aceitavam a Quiropraxia. Havia também uma espécie de boicote velado da Associação Médica Americana (AMA). Em 1976, um grupo de 05 quiropraxistas liderado por Chester Wilk abriu um processo contra a AMA. De instância em instância, o caso Wilk vs. AMA acabou chegando na Suprema Corte americana que deu ganho de causa aos quiropraxistas. Este foi o segundo divisor de águas na história da Quiropraxia. A partir daí, os planos de saúde foram gradualmente reconhecendo e aceitando a Quiropraxia, não só pelo parecer da Suprema Corte, mas também pelo eficiente custo-benefício do tratamento.

Hoje em dia atuam nos Estados Unidos cerca de 65,000 profissionais, 6,000 no Canadá, e 90,000 no resto do mundo (somente pouco mais de 180 no Brasil).

Em 1988 foi criada a Federação Mundial de Quiropraxia (World Chiropractic Federation – ou WFC), que atua sob a tutela de um advogado chamado David Chapman-Smith, o secretário-geral da ONG. Desde 1997, a WFC é  parte integrante da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Houve duas tentativas de formar um curso de Quiropraxia no Brasil, primeiro na década de 20 e depois na década de 60, ambas sem sucesso. O primeiro Quiropraxista que se tem notícia no Brasil se chama Marino Schüller, formado nos E.E.U.U., e atua em Porto Alegre desde 1980. Mas foi com Sira Borges que a profissão se difundiu a partir de 1991. Médica por profissão, Dra. Sira partiu para os Estados Unidos em 1988 para estudar Quiropraxia. Após regressar ao Brasil, se instalou em Ilhéus, no bairro do Malhado. Fundou a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) em 1992, e foi graças à seus esforços iniciais que duas universidades acabaram por incorporar Quiropraxia nos seus currículos: a FEEVALE em Novo Hamburgo–RS, e a Anhembi-Morumbi, em São Paulo–SP, ambas reconhecidas pelo MEC.


Clique aqui para ver todos os artigos de Dr. Iury Borges Rocha

Powered by Bullraider.com
Publicidade:
 

Serviço em Destaque

Seu email profissional

Endereço de email profissional por uma pequena taxa por ano. O Portal dos Quiropraxistas oferece aos profissionais associados da ABQ um endereço de email de um dos nossos domínios disponíveis. Registre o seu!