O Portal dos Quiropraxistas no Brasil

Qua13Dec2017

Seja bem vindo ao Portal dos Quiropraxistas no Brasil

Back Você está aqui: Página Principal Quiropraxistas no Brasil Menu Blogs & Colunas Coluna da coluna - Iury Rocha Perspectivas Históricas em Quiropraxia (Parte I)

Coluna da coluna - Iury Rocha

Perspectivas Históricas em Quiropraxia (Parte I)


Dr. Iury Rocha

Desde que o ancestral do homem criou coragem (ou necessidade) para descer das árvores e passar a andar ereto pelas savanas africanas, a coluna vertebral começou sofrer as chamadas “falhas evolutivas”. Instaurava-se ali uma espécie de pecado original biológico.A lordose lombar se formou (um diferencial) e com elas as instabilidades (o preço a pagar).

A primeira lombalgia provavelmente aconteceu após algum dos nossos ancestrais tentar mover um mamute abatido. Ou talvez ao pegar uma pesada pedra para se defender de um tigre dentes-de-sabre. Mas típico de nossa natureza inquisitiva, eventualmente descobriram que a ação de pisar em cima da coluna do infeliz, ou de exercer algum tipo de tração, provocava uma espécie de “estalido” seguido de sensação de alívio. Nasceu então, juntamente com as dores de coluna, uma maneira de tratá-las.

Esta prática de manipulação dos segmentos vertebrais vem sendo feita há aproximadamente 3 mil anos, passando por diversas culturas e se misturando à história da humanidade. Mas a manipulação era feita de maneira tosca, aleatória e sem especificidade. Basicamente era um tiro no escuro.

Chegamos então ao ano de 1895 numa cidadezinha poeirenta localizada no meio-oeste americano (no estado de Iowa) chamada Davenport. Convergimos nossa atenção num dos poucos prédios de tijolos onde ficava o consultório de David Daniel Palmer. Este homem, de barba espessa e olhar profundo, praticava magnetoterapia. D.D. Palmer, como era mais conhecido, nasceu no Canadá. Era um homem de diversos interesses: exerceu a profissão de apicultor, fazendeiro, dono de mercearia, mestre-escola, entre outras atividades, até se especializar em sua então presente profissão. E era extremamente requisitado, mantendo seus horários sempre cheios.

Por um capricho do destino, apareceu um paciente com uma queixa que fez D.D. Palmer contemplar a possibilidade de existir algum tipo de correlação entre o pinçamento de uma vértebra e a afecção daquele paciente. Mas esta história, caros leitores, é interessante demais para ser resumida em um único parágrafo. Será relatada separadamente no próximo artigo.

D.D. Palmer começou então a notar problemas similares em outros pacientes. E que, manipulando um segmento vertebral específico, aliviava o problema em questão. Um desses pacientes, um pastor presbiteriano chamado Samuel Weed deu a sugestão de chamar este tratamento de “QUIROPRAXIA”, ou “CHIROPRACTIC” em inglês. A palavra é proveniente do grego keir = mãos e praktos = feito com.

Em 1897, D.D. Palmer deu início a um curso de Quiropraxia. Seu filho, Bartlett Joshua (B.J.) Palmer foi um dos primeiros formandos. Apesar de ter sido seu pai quem “criou” a Quiropraxia,  foi B.J. Palmer quem de fato desenvolveu a profissão tal qual a conhecemos hoje, e tornou-se uma figura-chave nas difíceis primeiras décadas.

No mesmo ano em que D.D. Palmer ajustava seu primeiro paciente, um homem chamado Wilheim Roetgen no outro lado do atlântico desenvolvia o roetnograma (que viria depois a ser chamado de raio-X). B.J. Palmer vislumbrou uma oportunidade de provar a existência da subluxação e foi um dos primeiros a importar um aparelho de raio-X em 1909, o que causou muito frisson na época. Como resultado, Quiropraxia se tornou intimamente interligada a Radiologia a tal ponto, que, nos Estados Unidos, praticamente toda clínica de Quiropraxia possui um aparelho de Raio-X.


Clique aqui para ver todos os artigos de Dr. Iury Borges Rocha

Powered by Bullraider.com
Publicidade:
 

Serviço em Destaque

Seu email profissional

Endereço de email profissional por uma pequena taxa por ano. O Portal dos Quiropraxistas oferece aos profissionais associados da ABQ um endereço de email de um dos nossos domínios disponíveis. Registre o seu!