O Portal dos Quiropraxistas no Brasil

Qua13Dec2017

Seja bem vindo ao Portal dos Quiropraxistas no Brasil

Back Você está aqui: Página Principal Quiropraxistas no Brasil Menu Blogs & Colunas Coluna da coluna - Iury Rocha O que é Quiropraxia?

Coluna da coluna - Iury Rocha

O que é Quiropraxia?


Dr. Iury Rocha

A origem da palavra vem do grego keir = mãos, e praktos = fazer. Quiropraxia pode ser definida então como tratamento ou terapia feito com as mãos. O que a diferencia dos demais tratamentos manuais é o processo de manipulação óssea.

A manipulação de segmentos vertebrais não nasceu com a Quiropraxia. Esta prática na verdade vem sendo exercida há aproximadamente 3 mil anos, primeiro pelos chineses, e depois, atravessando os séculos, pelos gregos (o próprio Hipócrates exercia manipulação manual), romanos, bizantinos, japoneses, indianos. bretões, árabes, espanhóis, turcos, italianos, franceses e alemães. A Quiropraxia, desenvolvida em 1895, se destaca pelo fato da manipulação vertebral ser feita de maneira científica e extremamente ESPECÍFICA. Tamanha é a especificidade, que os quiropraxistas não utilizam a palavra “manipulação” por considerá-la aleatória demais. Preferem o termo “AJUSTAMENTO”.

A coluna, composta por 24 vértebras (07 cervicais, 12 torácicas e 05 lombares), mais o sacro e o cóccix, tem como uma das suas principais funções PROTEGER O SISTEMA NERVOSO CENTRAL, e servir como FRONTEIRA entre o sistema nervoso central e periférico. O cérebro (encéfalo) e a medula espinhal compõem o sistema nervoso central. Da medula se originam os 31 pares de nervos que se espalham para o corpo todo, que, junto com os 12 pares de nervos craniais, compõem o sistema nervoso periférico.

Portanto, a coluna vertebral protege nosso sistema nervoso central e é responsável, direta ou indiretamente, pelo pleno funcionamento de todos os músculos, órgãos e células do nosso corpo irrigado pelo sistema nervoso periférico. E por sua localização fronteiriça, qualquer mal posicionamento vertebral pode potencialmente pinçar um nervo periférico que sai pelo forame inter-vertebral. Este fato, aparentemente simples, é chamando de SUBLUXAÇÃO e provoca reações físicas, químicas e metabólicas que alteram os componentes histológicos, fisiológicos e musculares, além, claro, de comprometer o sistema neurológico, provocando interferências na condução nervosa.

Quiropraxia não é somente “estalar” as vértebras de maneira aleatória. Localizar subluxações não é simples. Precisa-se saber QUAL vértebra ajustar, e mais importante, quais vértebras NÃO ajustar. Após detalhada anamnese do paciente, exame físico que consiste de avaliação neurológica, ortopédica e biomecânica, uso de exames complementares como radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, e, ao apalpar as vértebras estática e dinamicamente, o quiropraxista deduzirá qual o segmento vertebral merecedor do ajustamento. Considerando ainda em que direção a vértebra subluxou, e que vetor e força empregar a depender do biótipo (e idade) de cada pessoa, o processo obviamente requer formação superior.

O curso de Quiropraxia tem duração de 05 anos, num total de aproximadamente 4.800 horas, enfatizando matérias como neuroanatomia, neurofisiologia, neurologia, radiologia e técnicas de ajustamento. Existem 17 universidades que oferecem o curso nos EUA. e 02 no Brasil. Nos Estados Unidos atuam cerca de 65.000 profissionais; no Canadá 6.000; no restante do mundo 90.000; no Brasil pouco mais de 800 (dados de 2012).

Quiropraxia trata primariamente problemas de coluna, mas também abrange diversos problemas de cunho neuro-músculo-esquelético. Lombalgias, distensão lombo-sacra, hérnia de disco, cervicalgias, torcicolo, ciática, radiculites, bursites, tendinites, fascite plantar e cefaléias são algumas das afecções que podem ser tratadas com Quiropraxia.


Clique aqui para ver todos os artigos de Dr. Iury Borges Rocha

Powered by Bullraider.com
Publicidade:
 

Serviço em Destaque

Seu email profissional

Endereço de email profissional por uma pequena taxa por ano. O Portal dos Quiropraxistas oferece aos profissionais associados da ABQ um endereço de email de um dos nossos domínios disponíveis. Registre o seu!