O Portal dos Quiropraxistas no Brasil

Qua13Dec2017

Seja bem vindo ao Portal dos Quiropraxistas no Brasil

Back Você está aqui: Página Principal Quiropraxistas no Brasil Menu Blogs & Colunas Coluna da coluna - Iury Rocha

Coluna da coluna - Iury Rocha

Iury Borges Rocha, DC, ABQ 0007 é formado em Quiropraxia pelo Palmer University em Davenport, Iowa, EUA e exerce a profissão desde 1996 em suas clínicas em Ilhéus, Salvador e Brasília. Atende mensalmente em Jequié - BA.  É também Bacharel em Ciências pela Palmer e Licenciado em Comunicações pela Scott Community College,  em Bettendorf, Iowa, EUA. Assina artigos semanais desde 2006 para o jornal local de sua cidade, o Diário de Ilhéus.


Um novo artigo do Dr. Iury é publicado na Coluna da Coluna toda sexta-feira. Leia aqui em primeira mão!

Escoliose (Parte II)

Dr. Iury Rocha

No artigo anterior, discutimos a formação de uma curva lateral indesejada na coluna vertebral chamada de escoliose. Existem várias maneiras de subdividir este tipo de curva: congênita, traumática ou patológica; infantil, juvenil e adolescente; estrutural e funcional. A escoliose adolescente idiopática é a mais comum de todas. Ela é funcional e por isso, sem causa definida.

Leia mais...

Escoliose (Parte I)

Dr. Iury Rocha

Há 02 tipos de curvas fisiológicas na coluna vertebral do ser humano: as cifoses e as lordoses. As cifoses torácica e sacral são curvas posteriores formadas ainda na fase fetal. As lordoses cervical e lombar são curvas anteriores desenvolvidas quando engatinhamos. Estas quatro curvas servem para construir na coluna um mecanismo de amortecimento, funcionando assim como uma espécie de mola.

Leia mais...

Perspectivas Históricas em Quiropraxia (Parte IV)

Dr. Iury Rocha

Após ajustar o primeiro paciente em 1895, Daniel David (D.D.) Palmer formulou assim uma nova roupagem a uma antiga maneira de tratar a coluna. Desenvolver  um curso de Quiropraxia seria apenas uma questão de tempo. De fato, a Palmer School of Chiropractic foi inaugurada em 1897, e entre sua primeira turma de formandos constava o próprio filho de D.D., Bartlett Joshua (B.J.) Palmer.

Leia mais...

Perspectivas Históricas em Quiropraxia (Parte III)

Dr. Iury Rocha

1895 marca o ano em que D.D. Palmer, no seu concorrido consultório, vislumbrou o possível relacionamento entre a afecção de um paciente e um desnível de uma vértebra. A manipulação (ou ajustamento) feita naquele segmento resultou numa melhora inesperada daquele paciente. Surgiu então a Quiropraxia. O que a diferencia dos outros tratamentos à base de manipulação da coluna (que já vinham sido exercidos há muitos séculos) é o ajuste de um segmento vertebral específico para atingir um objetivo definido.

Leia mais...

Perspectivas Históricas em Quiropraxia (Parte II)

Dr. Iury Rocha

Discutimos no último artigo sobre a origem da Quiropraxia. De como a profissão se baseia em manipulação vertebral específica,  o que os Quiropraxistas se referem como “ajustamento”. E de como Daniel David (D.D.) Palmer, enquanto praticava magnetoterapia na pequena e poeirenta cidade de Davenport no meio-oeste americano nos idos de 1895, “descobriu” um tipo de tratamento, o qual chamaria mais tarde de Quiropraxia.

Leia mais...

Perspectivas Históricas em Quiropraxia (Parte I)

Dr. Iury Rocha

Desde que o ancestral do homem criou coragem (ou necessidade) para descer das árvores e passar a andar ereto pelas savanas africanas, a coluna vertebral começou sofrer as chamadas “falhas evolutivas”. Instaurava-se ali uma espécie de pecado original biológico.A lordose lombar se formou (um diferencial) e com elas as instabilidades (o preço a pagar).

Leia mais...

O que é Quiropraxia?

Dr. Iury Rocha

A origem da palavra vem do grego keir = mãos, e praktos = fazer. Quiropraxia pode ser definida então como tratamento ou terapia feito com as mãos. O que a diferencia dos demais tratamentos manuais é o processo de manipulação óssea.

Leia mais...

Anomalias da coluna lombar

Dr. Iury Rocha

No artigo anterior, mencionamos a importância da quinta vértebra lombar como pivô do nosso centro de gravidade. Mencionamos também sua aparência mais atarracada do que as demais vértebras lombares por causa do auto grau de estresse e carga em que a mesma é submetida, como reza a LEI DE WOLFF (mudanças na função de um osso acarreta mudanças em sua estrutura e forma).

Leia mais...

Ensaio sobre a quinta vértebra lombar

Dr. Iury Rocha

A partir do momento em que começamos a andar ereto, desenvolvendo assim a lordose lombar, tão exclusiva do homo sapiens, a quinta vértebra lombar foi alçada a uma condição até então inédita num vertebrado: assumiu a função de uma espécie de pivô no centro de gravidade do ser humano.

Leia mais...

Publicidade:
 

Serviço em Destaque

Seu email profissional

Endereço de email profissional por uma pequena taxa por ano. O Portal dos Quiropraxistas oferece aos profissionais associados da ABQ um endereço de email de um dos nossos domínios disponíveis. Registre o seu!